Dia 15 a UFPA vai parar


Publicado em: 11 de maio de 2019

Movimento

Gabriela Marques, Belém, PA

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Movimento

Gabriela Marques, Belém, PA

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Vivemos tempos de muitos ataques à juventude e à educação no Brasil. Bolsonaro e Weintraub já ameaçaram o corte de verbas de 30% da educação e, sobretudo, aos cursos de Sociologia e Filosofia, e às humanidades como um todo. Acusou nossas universidades de só fazerem “balbúrdia”, deslegitimando nossa produção científica. O MEC declarou que há possibilidade de desbloquear as verbas, caso a Reforma da Previdência seja aprovada. Querem nos fazer decidir entre se aposentar e estudar. Não vamos abrir mão de nossos direitos e vamos mostrar nas ruas a força que temos!

No dia 9 de maio, ocorreu uma assembleia histórica na Universidade Federal do Pará, que reuniu certa de mil estudantes e na qual foi deliberada paralisação estudantil no dia 15 de maio, dia nacional de luta em defesa da educação. Mais de dez cursos da Universidade fizeram suas assembleias e deflagraram paralisação, incluindo Filosofia e Ciências Sociais, os primeiros. Não vamos aceitar a marginalização dos cursos das humanidades, que são grandes contribuintes para o conhecimento e pensamento críticos no país.

As UFs e IFs do estado do Pará já alegaram ter investimentos até no máximo um ano. Desde o início da PEC do Teto de Gastos, em 2016, já estávamos sentindo o impacto nas áreas de saúde e educação. O corte de 30% implica, cada vez mais, na dificuldade de investimentos em bolsas de ensino, pesquisa e extensão, manutenção dos cursos e laboratórios, pagamentos de terceirizados e energia.

É fundamental que a gente se organize e estejamos muito bem mobilizados para dar continuidade às lutas que os estudantes de escolas e universidades estão construindo. Bolsonaro vai se arrepender de lidar com a fúria do movimento estudantil que está incendiando as ruas no país inteiro!

Balbúrdia é cortar 30% da educação!! Dia 15 os estudantes vão parar!

 

Evento do dia 15 de maio, em Belém (no link)


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição