Assembleia estudantil na UFPE repudia corte de 30% do orçamento para universidades federais e reforça greve nacional da Educação


Publicado em: 7 de maio de 2019

Nise Santos, de Recife, PE

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Nise Santos, de Recife, PE

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

 

Assembleia convocada pelos Diretórios Acadêmicos da UFPE reuniu cerca de 500 estudantes na entrada do Centro de Educação, com o objetivo de debater o corte anunciado pelo MEC de 30% do orçamento para as universidades e institutos federais e a posição e ações dos e das estudantes diante da proposta de asfixia financeira para o ensino superior. Esta medida do Governo Bolsonaro representa o bloqueio de R$ 55,8 milhões no orçamento da Universidade Federal de Pernambuco, segundo a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, o que aumenta a precarização da universidade, que já convive com ações fundamentais inviabilizadas devido à escassez do financiamento, como é o caso da paralisação das atividades do Restaurante Universitário.

A posição política dos estudantes foi unânime no sentido de compreender que esta ação do governo Bolsonaro configura-se como mais um ataque político à educação pública e que faz parte do projeto privatista ultraliberal de desmonte dos serviços públicos. Também foi unânime a necessidade de a juventude universitária construir mobilizações, lutas, atos de rua e, sobretudo, unidade política na ação com os professores, técnicos–administrativos, trabalhadores terceirizados, com os movimentos sociais e sindical contra o Governo Bolsonaro e na defesa da universidade e da educação pública, começando pela incorporação ativa na Greve Geral da Educação no dia 15 de Maio de 2019.

Por fim, a assembleia aprovou um calendário de mobilização e atos para organizar os e as estudantes para o desafio de manter a UFPE como patrimônio do povo e dar a cara da juventude na greve nacional da educação convocada. Hoje foi só o começo: vai ter luta!


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição