Recife: primeiro dia de greve e 80% dos professores pararam


Publicado em: 15 de maio de 2018

Movimento

Sindicato dos Profissionais em Educação do Recife (Simpere)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Movimento

Sindicato dos Profissionais em Educação do Recife (Simpere)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

A maioria das escolas municipais de Recife amanheceram fechadas nesta segunda-feira (14). O motivo: a prefeitura não liga para a educação. Com a greve deflagrada no último dia 11 de maio pelos professores do município, quase 400 unidades escolares, entre escolas, creches e CMEIs tiveram suas atividades paralisadas.

No primeiro dia de greve, os professores realizaram piquetes nas seis Regiões Politicamente Administradas (RPA) e no fim da manhã os paredistas realizaram um protesto na Abertura do Projeto OndaTec, no Centro de Convenções. Na ocasião estavam presentes o vice-prefeito Luciano Siqueira e o Secretário de Educação Alexandre Rêbelo.

Claudia Ribeiro, Coordenadora Geral do Simpere, avaliou positivamente o primeiro dia de greve. “Vimos nos piquetes que 80% da categoria aderiu ao movimento paredista. Ainda fomos nas escolas que estavam funcionando, conversamos com as professoras que estavam em dúvida sobre a greve. Acreditamos que amanhã se não chegarmos a 100% das escolas paradas vamos ficar bem perto. O dia de hoje foi muito bom, mas amanhã será melhor”.

O movimento paredista reivindica o cumprimento da Lei do Piso com aplicação no Plano e Cargo e Carreiras (Lei Federal-11.738/08), paridade para os aposentados e pensionistas, abertura de novas adesões no Saúde Recife, construção de novas creches e melhorias na estrutura das escolas.

Novas atividades estão marcadas para os próximos dias. Na terça-feira (15) acontecem novos piquetes (ver locais abaixo), na quarta-feira (16) haverá um ato no centro da cidade e na sexta-feira (18)  acontece uma nova assembleia geral, com hora e data a confirmar.

Fotos: Simpere/Sérgio Gaspar


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição